Este foi um estudo desenvolvido com o propósito de investigar cuidadosamente o texto bíblico com relação à doutrina do arrebatamento da igreja. Muito se tem debatido nos últimos 150 anos, quanto a se este evento tão esperado acontecerá antes do período conhecido como grande tribulação (pré-tribulacionismo), no meio da grande tribulação (medo-tribulacionismo), ou ao final da tribulação (pós-tribulacionismo). Por meio deste curto, porém detalhado e preciso estudo bíblico, temos entendido que a igreja passará pela tribulação, isso é o que a Bíblia nos ensina. E peço que tome sua Bíblia, leia cuidadosamente e analise por você mesmo. Muitos vivem pensando que terão uma segunda chance depois que Cristo venha, mas sinto que a única oportunidade que existe é a que temos agora.
Conteúdo:
• Introdução • Quem são os Escolhidos? • Ninguém sabe o dia nem a hora • Quando se manifestará o Filho da Perdição (Anticristo)? • A Segunda Vinda de Cristo
INTRODUÇÃO
Os cristãos por toda a história creram, e continuam crendo, na promessa que Jesus Cristo voltará à terra com poder e glória. Cremos que seu reino eterno será estabelecido por Ele nos novos terra e céu, e que serão dias de grande e eterna benção, justiça e paz incomparáveis. Também entendemos por meio das Escrituras, que a vinda de Cristo porá um fim aos dias da grande tribulação, e acabará com o mundo como o conhecemos hoje, e que o castigo de Deus será sobre a terra nos dias do fim. Sua vinda marcará o fim do governo humano, e dará começo ao governo celestial do Reino de Deus, o Reino, ou o Reino dos Céus, de acordo como o chama o evangelista em Mateus. Será então o fim deste século (ou idade, ou era), como o descreve Jesus Cristo em Mateus 24; Marcos 13; Lucas 13:35-48; 21. Juntamente com isso, cremos em outra promessa de Cristo, que disse que voltaria por nós, e nos tomaria a Si mesmo, para que onde Ele esteja, estejamos nós para sempre com Ele (João 14:2-3). Este evento é conhecido como o arrebatamento da igreja, de acordo com:
I Tes. 4:16-17
16 . Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
17 . Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.
Este evento terá lugar em algum ponto futuro em nossa era, marcando assim o fim do mundo. Agora podemos fazer a pergunta que encabeça este estudo: QUANDO SERÁ O ARREBATAMENTO DA IGREJA?
Ainda que haja alguns grupos cristãos que não creiam que ocorrerá tal evento, a maioria dos cristãos de fé ortodoxa, cremos que ocorrerá. Como já dissemos, entre os que cremos que haverá um arrebatamento dos santos para receber ao Senhor nos ares, existem variadas crenças, ou doutrinas, sobre quando há de ocorrer este evento. Alguns crêem que ocorrerá sete anos* antes do fim do mundo, outros que ocorrerá no meio dos sete anos, e outros cremos que ocorrerá ao final da tribulação, ao final da grande tribulação, no último dia.
*(Os pré-tribucionalistas crêem que a tribulação final durará sete anos).
NINGUÉM SABE O DIA NEM A HORA
É certo que Jesus disse: “O dia e a hora ninguém sabe, nem ainda os anjos dos céus, apenas o Pai que está nos Céus” Mateus 24:36. É um erro tratar de datas, dias, e horas como têm feito alguns falsos profetas e falsos mestres, e que têm caído em vergonha. Agora, é interessante ver que ainda que Jesus não tenha dito nem a data nem a hora, nos deu sinais e tempos, pelos quais devemos olhar para ter idéia de quando serão estas coisas. Em Mateus 24:42,44 Jesus disse: “Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor... Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem.” O crente é chamado a vigiar, esperando a “vinda do Filho do Homem”. Jesus, além disso, nos deixa dito: “Aprendei, pois, da figueira a sua parábola: Quando já o seu ramo se torna tenro e brota folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas essas coisas, sabei que ele está próximo, mesmo às portas.” Mateus 24:32-33.
A VINDA DE CRISTO
Aqui podemos fazer uma pausa e meditar nestas palavras, a Volta do Filho do Homem. Cristo mesmo disse aos seus discípulos que esperam Sua volta. Se olharmos um pouco mais atrás, nos versículos de Mateus 24:27-39, vemos como Jesus disse a seus discípulos “Pois como foi dito nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.” Quando Jesus dizia que os dias seriam como os dias de Noé, não se referia a Noé, mas ao comportamento e a atitude diferente das pessoas nos dias de Noé. Isto sabemos porque imediatamente depois de dizer estas palavras, diz:
Mateus 24: 38-39
Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos; assim será também a vinda do Filho do homem.
Tal como vemos hoje, o tempo da Segunda Vinda de Cristo será um tempo no qual tudo será aparentemente normal, a maioria das pessoas não dá importância ao chamado do evangelho de Deus, seguem em suas festas, e prazeres, e pecados, e não ouvem a voz de Deus que os chama. Assim era nos dias de Noé, e assim é em nossos dias, e será assim até a vinda de Cristo.
QUE É A VINDA DE CRISTO?
Quando usamos o termo “a vinda de Cristo”, estamos nos referindo à Segunda Aparição pessoal de Cristo. No livro de Atos, quando Jesus ascendeu ao céu, nos disse:
Atos 1:10-11 Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
O escritor do livro de Hebreus nos diz em Hebreus 9:28: “assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.” A primeira vinda de Cristo foi humilde, em um curral, e foi crucificado pelos homens, mas em sua segunda vinda, virá à terra para destruir seus inimigos, para julgar aos homens e estabelecer seu reino eterno, o reino dos céus. Dizer que a segunda vinda do Senhor será visível, é dizer que esta vinda será vista por todos, Jesus disse isso no início das cartas às sete igrejas:
Apocalipse 1:7
Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. Eu sou o Alfa e o ômega, diz o Senhor De