POR : IRAN ALVES
Apocalipse: você está preparado?
 
        Damos  graças a Deus por esta oportunidade de meditarmos na Palavra  Dele, pois é  a única forma de alcançarmos o caráter de Jesus Cristo,  nosso Senhor e  Salvador.
 
       Neste estudo, falaremos sobre o assunto mais  importante da vida de um cristão: a salvação.  Dentro deste assunto, abordaremos o Apocalipse,   que é a revelação de Jesus Cristo a nós sobre os acontecimentos do   final dos tempos: arrebatamento, grande tribulação, reino milenar,   Satanás jogado no lago de fogo e enxofre, vida eterna para os que crêem e   morte eterna para os que não crêem em Jesus como Salvador da   humanidade.
 
       Cremos que, a partir deste estudo, o Espírito  Santo lhe abrirá os  olhos para que você compreenda a verdade de Deus  sobre o final dos  tempos e a vida eterna. 
Ore agora
Neste  momento, ore pedindo que o Espírito Santo lhe ensine toda a  verdade  revelada pela Palavra de Deus. Caso queira, ore assim:  "Espírito Santo,  eu peço que o Senhor me faça compreender tudo que irei  ler neste estudo,  a fim de que minha vida seja transformada pelo poder  da Palavra de  Deus. Jesus, eu quero entender completamente a salvação  que é o maior  presente que o Senhor me ofereceu por meio da Sua morte e  ressurreição.  Amém!"
 
Apocalipse:  você está preparado?
 
Certamente, você já  deve ter ouvido que estamos no final dos tempos.  Algum crente já falou  isso para você. Porém, uma das perguntas que  ficam na mente é: por que essas pessoas dizem que estamos no final dos  tempos?
 
A Bíblia responde perfeitamente esta  pergunta.
 
Jesus disse aos seus discípulos em um sermão  profético sobre o final  dos tempos quando eles lhe perguntaram quais  sinais haveria para a  vinda de Jesus e para o fim do mundo:
 
Mateus 24:3-13
 
"3E, estando assentado no monte das  Oliveiras,  chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular,  dizendo: Dize-nos  quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua  vinda e do fim do  mundo? 4E Jesus, respondendo, disse-lhes:  Acautelai-vos, que ninguém vos  engane, 5porque muitos virão em meu nome, dizendo:  Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. 6E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos  assusteis, porque é mister [necessário] que isso tudo aconteça, mas  ainda não é o fim. 7Porquanto se levantará nação  contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.  8Mas todas essas coisas são o princípio das dores. 9Então, vos hão de  entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; e sereis  odiados de todas as gentes por causa do meu nome. 10Nesse tempo,  muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos  outros, e uns aos outros se aborrecerão. 11E surgirão  muitos falsos profetas e enganarão a muitos. 12E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos se  esfriará.  13Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. 14E  este evangelho  do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a  todas as gentes,  e então virá o fim."
 
Todos esses  sinais: guerras e rumores de guerras, fomes, pestes e  terremotos são  visíveis em nossos dias. Quer lembrar das notícias dos  últimos anos?  Tsunami nas Filipinas, guerra no Iraque, terremoto no  Chile e gripe  suína são apenas alguns exemplos.
 
Se esses sinais não são  suficientes para entendermos o que Jesus  profetizou, então temos um  sinal ainda maior escrito no versículo 12  "E, por se multiplicar a  iniquidade [constante desobediência a Deus], o  amor de muitos se  esfriará". Onde está o amor das pessoas por Deus? Onde está o amor das pessoas pelas próprias pessoas? Adultério, idolatria, homicídios, suicídios, assaltos, tráfico de   drogas e corrupção são comuns em nossos dias, pois muitos perderam o   amor. Certamente, se você acessar qualquer portal de notícias ou ligar a   televisão neste momento, irá encontrar alguma notícia relacionada a   esses assuntos.
 
Além desses sinais visíveis a todos que  mostram que o amor de muitos  se esfriou, é possível notar que isso  também aconteceu nas igrejas.  Igrejas se transformaram em empresas e  muitas delas não falam mais em  salvação e vida eterna, pois isso não  gera lucro. Essas igrejas atraem  pessoas pregando um evangelho mentiroso  que não tem nenhuma relação com  a boa nova de Jesus Cristo. O discurso  que dá audiência hoje é: "faça  um propósito com Deus, traga cem ou  cinquenta reais à frente, coloque  seu sonho diante Dele e Ele prosperará  a sua vida". Se o que você mais  deseja de Jesus é um carro, uma casa,  um iate, uma lancha ou qualquer  coisa material, entenda que você  substituiu a salvação e a vida eterna  por esse seu desejo. Jesus veio  oferecer a você a vida eterna, pois o  que é material Satanás pode lhe  dar, mas nunca Satanás poderá lhe dar a  salvação e a vida eterna, porque  quem se humilhou, veio como homem,  morreu e ressuscitou ao terceiro dia  foi Jesus. Glória a Jesus!
 
Se você tem amor e um desejo  por qualquer coisa material superior ao  anseio pela salvação, seu  destino não será a vida eterna. Observe o  que Jesus disse ao jovem rico  quando este perguntou o que teria que  fazer para herdar a vida eterna.
 
Mateus 19:21-24
 
"21Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito,  vai,  vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; e  vem e  segue-me. 22E o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste,  porque possuía muitas propriedades. 23Disse,  então, Jesus  aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil  entrar um rico no  Reino dos céus. 24E outra vez vos digo que é mais  fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no  Reino de Deus."
 
Bem, é perceptível agora  porque estamos no final dos tempos.
 
Então, a próxima pergunta é: Se Jesus voltasse hoje,  você seria salvo?
 
Você tem certeza de que  será salvo? Muitas pessoas acham que sim,  mas a verdade é que, se não se  converterem verdadeiramente e dedicarem  suas vidas à obediência a Deus,  irão para o inferno.
 
Essas pessoas acham que serão salvas  porque um dia levantaram as  suas mãos, pediram para Jesus entrar em  suas vidas e confessaram seus  pecados. Acreditar que a salvação vem  somente por esse ato é uma grande  mentira. Será que  você realmente deixou Jesus entrar em sua vida? Se  Ele é o Senhor  da sua vida, quer dizer que você é transformado  dia-a-dia, porém, se  nada mudou em você ou se parou de mudar, é  provável que você não esteja  deixando Jesus agir.
 
Existem alguns requisitos para a  salvação e a Bíblia nos ensina isso. Em Romanos  10:9-10, o Espírito Santo nos ensina que devemos confessar  [reconhecer] Jesus como Senhor e Salvador.
 
Romanos 10:9-10
 
"9a saber: Se, com a tua boca, confessares  ao Senhor  Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos  mortos,  serás salvo. 10Visto que com o coração se crê para a justiça, e  com a  boca se faz confissão para a salvação."
 
Reconhecer  Jesus como seu Senhor e Salvador não é simplesmente falar  que você é  crente, reconhecê-Lo é compreender que todas as suas  decisões devem ser  tomadas de acordo com a vontade Dele. Tenha a  certeza de que a vontade  Dele sempre é o melhor para você.
 
O Senhor também nos  orientou a sermos batizados. O batismo é uma  decisão pessoal e a  confirmação da aliança com Jesus e deve ser  realizado quando a pessoa  tem entendimento e capacidade de decisão. Por  esse motivo,  recém-nascidos não devem ser batizados. Jesus falou sobre  o batismo em Marcos 16:16.
 
Marcos 16:16
 
"16Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não  crer será condenado."
 
Nem sempre o batismo nas  águas pode ser realizado como, por exemplo,  quando uma pessoa está  prestes a falecer. Porém, se há a possibilidade  de você ser batizado e  há esse desejo em seu coração, faça essa  confirmação da aliança com  Jesus.
 
Até esse ponto, tem muita gente que declara com  toda certeza: "Estou  salvo". Mas será mesmo? Existem muitas pessoas  esquecendo de um outro  requisito para a salvação, e esse requisito está  escrito em Mateus 10:22, na passagem em que  Jesus dá a missão aos seus discípulos, e em Mateus  24:13.
 
Mateus 10:22
 
"22E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo."
 
Observe  que Jesus não disse "quem perseverar dez anos" ou "quem  perseverar 50  anos", mas Ele disse "aquele que perseverar até o fim". É  disso que as  pessoas estão esquecendo. Acham que são suficientemente  fortes para dar  um "passeio" para longe de Deus e depois voltarem. Isso  é outra grande  mentira.
 
Persevere em fé até o fim!
 
Outra  advertência que o Senhor Jesus nos deixou, que está relatada  no mesmo  capítulo 10 do evangelho segundo Mateus, relaciona-se à  confissão diante  dos homens de que somos servos de Jesus.
 
Mateus 10:32-33
 
"32Portanto, qualquer que me confessar  diante dos  homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos  céus. 33Mas  qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei  também diante de  meu Pai, que está nos céus"
 
E agora, você tem certeza de que seria salvo hoje?
 
Jesus  disse e está relatado em Mateus 24:11 que  surgiriam muitos falsos profetas que enganariam a muitos, e isso é  outro  sinal do final dos tempos. Além das igrejas que mais parecem  empresas,  existem aquelas que só falam em curas. Sim, Jesus disse que  todo aquele  que crer em Seu nome tem autoridade para expulsar demônios e  curar  enfermos em nome Dele, porém Jesus não fez disso uma "jogada de   marketing", mas sim para que as pessoas pudessem crer no poder, no amor  e  na glória de Deus.
 
O poder de curar, a autoridade para  expulsar demônios e profetizar  vêm de Deus e não dos homens, por isso  toda a honra e toda a glória  devem ser dadas a Deus. Observe o que Jesus  disse em Mateus 7:21-23.
 
Mateus 7:21-23
"21Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor!  entrará no  Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que  está nos  céus. 22Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não  profetizamos  nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios?  E, em teu  nome, não fizemos muitas maravilhas? 23E, então, lhes direi  abertamente:  Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a  iniqüidade."
 
Agora  que compreendemos que devemos perseverar em fé até o fim para sermos  salvos, vamos falar sobre o FIM.
 
Vimos  anteriormente quais são os sinais de que o fim está próximo,  porém,  será que sabemos realmente quais serão os acontecimentos do fim,  o Apocalipse?
 
Entenda mais um ponto  importante: é desejo de Deus que todos sejam salvos,  porém somente aqueles que crerem em Jesus até o fim serão.
 
1 Tessalonicenses 5:9
 
"Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a  aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo,"
 
O Apocalipse
Apocalipse  vem da palavra grega apocalypsis,  que  significa revelação. Esse livro foi escrito pelo apóstolo João,  filho de  Zebedeu, na ilha de Patmos, para onde foi enviado pelo  imperador romano  Domiciano.
 
Um dia enquanto orava, João ouviu uma voz que  falava com ele, quando  voltou-se para ver quem era, viu Um a quem  reconheceu como sendo o  Senhor Jesus Cristo. Jesus, então, ordenou que  João escrevesse  imediatamente o que estava vendo nesta visão para enviar  por escrito às  sete igrejas da Ásia (Apocalipse 1:11).
 
Apocalipse 1:11
 
"que dizia: O que vês, escreve-o num livro e  envia-o  às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a  Pérgamo, e a  Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia."
 
O  livro de Apocalipse revela o futuro de toda a humanidade e contém  sete  bem-aventuranças para os que lêem, para os que ouvem e para os que   guardam as palavras desta profecia.
 
7  bem-aventuranças
 
1) Apocalipse 1:3
 
"Bem-aventurado aquele que lê, e os que  ouvem as  palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão  escritas;  porque o tempo está próximo."
 
 
2) Apocalipse 14:13
 
"E ouvi uma voz do céu, que me dizia:  Escreve:  Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor.  Sim, diz o  Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas  obras os  sigam."
 
 
3) Apocalipse 16:15
"(Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado  aquele  que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não  se vejam  as suas vergonhas.)"
 
 
4) Apocalipse  19:9
"E disse-me: Escreve:  Bem-aventurados  aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E  disse-me:  Estas são as verdadeiras palavras de Deus."
 
 
5) Apocalipse 20:6
 
"Bem-aventurado e santo aquele que tem parte  na  primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte,  mas  serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos."
 
 
6) Apocalipse 22:7
 
"Eis que presto venho. Bem-aventurado aquele que  guarda as palavras da profecia deste livro."
 
 
7) Apocalipse 22:14
"Bem-aventurados aqueles que lavam as suas   vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da   vida e possam entrar na cidade pelas portas."
 
O  livro ainda contém duas advertências de castigo aos que acrescentarem ou  retirarem alguma coisa dele.
 
Apocalipse 22:18-19
 
"18Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as  palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes  acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que  estão escritas neste livro; 19e, se alguém tirar  quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua  parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste  livro."
 
João é apenas o escritor da mensagem, pois o  autor do livro e das revelações nele contidas é o próprio Senhor Jesus (Apocalipse 1:4-8).
 
Apocalipse 1:4-8
"4João, às sete igrejas que estão na  Ásia:  Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e  que há de  vir, e da dos sete Espíritos que estão diante do seu trono;  5e da parte  de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos  mortos e o  príncipe dos reis da terra.
 Àquele que nos ama, e em seu sangue nos  lavou dos nossos pecados, 6e  nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu  Pai, a ele, glória e poder  para todo o sempre. Amém!
 7Eis que vem com  as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o  traspassaram; e  todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim!  Amém!
 8Eu sou o  Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e  que há de vir, o Todo-poderoso."
 
As sete cartas às sete igrejas
As sete igrejas  da província romana da Ásia estavam sofrendo  perseguições e o livro de  Apocalipse, que foi enviado a elas, teve o  objetivo de animá-las a  continuarem fiéis a Jesus Cristo. Essas cartas  dão continuação à  história da igreja, interrompida no livro de Atos dos  Apóstolos 28:31.  As cartas contém elogios, advertências e promessas às  igrejas que devem  ser observadas até os dias de hoje.
 
Igreja de Éfeso (Apocalipse 2:1-7)
Elogios: a igreja tem rejeitado o mal e tem  perseverado com paciência em meio às perseguições.
Crítica: o amor dessa igreja por Cristo não é mais  ardente.
Instrução: voltar a fazer as  obras que fazia no ínicio.
Promessa: direito à árvore da vida.
 
Igreja de  Esmirna (Apocalipse 2:8-11)
Elogios: o  fato de suportar o sofrimento.
Crítica: nenhuma.
Instrução: ser fiel até a morte.
Promessa: a coroa da vida.
 
Igreja de Pérgamo (Apocalipse 2:12-17)
Elogios: a perseverança na fé do Senhor Jesus.
Crítica: toleram a imoralidade, a idolatria e as  heresias.
Instrução: arrepender-se.
Promessa: o maná escondido e a pedra branca com o  novo nome.
 
Igreja de Tiatira  (Apocalipse 2:18-29)
Elogios: a  intensificação do amor, das obras, da fé e da paciência maior do que no  início.
Crítica: toleram o culto de  idolatria e a imoralidade.
Instrução: manter  a fé para o Juízo futuro.
Promessa: reinar  com Cristo sobre as nações e a estrela da manhã.
 
Igreja de Sardes (Apocalipse 3:1-6)
Elogios: a perseverança na fé por parte de alguns  cristãos da igreja.
Crítica: a morte da  igreja.
Instrução: arrepender-se e  obedecer a Deus.
Promessa: a honra e as  vestes brancas.
 
Igreja de Filadélfia  (Apocalipse 3:7-13)
Elogios: a  perseverança na fé e na palavra de Cristo, e a honra ao Seu nome.
Crítica: nenhuma.
Instrução: guardar a fé.
Promessa: um lugar  na presença de Deus, um novo nome e a Nova Jerusalém.
 
Igreja de Laodicéia (Apocalipse 3:14-22)
Elogios: nenhum elogio.
Crítica: a indiferença.
Instrução: zelar e  arrepender-se.
Promessa: o compartilhar  do trono de Deus.
 
A igreja de Laodicéia é a que mais se  assemelha com os nossos dias,  pois os cristãos dessa igreja tinham  muitas riquezas materiais e  acreditavam que isso era o reflexo de suas  vidas espirituais, porém o  Senhor Jesus repreende-os no versículo 17 do  capítulo 3.
 
Apocalipse  3:17
 
"Como dizes: Rico  sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não  sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu),"
 
Hoje,  muitos cristãos estão enganados como os cristãos da igreja de   Laodicéia, acreditando que ser cristão é ter muitos bens, porém a   Palavra de Deus não nos ensina isso em nenhum momento. O Senhor   certamente suprirá todas as nossas necessidades em glória, por Cristo   Jesus, como está escrito em Filipenses 4:19, mas não nos dará todas as   riquezas do mundo, pois a nossa recompensa é a vida eterna.
 
Ordem cronológica dos  acontecimentos do fim dos tempos
 
Antes de  detalharmos cada acontecimento revelado no livro de  Apocalipse sobre o  final dos tempos, vamos fazer um breve resumo para  que você possa  compreendê-los e estudar os detalhes de cada um em  seguida.
 
| Arrebatamento | 
| Satanás é  precipitado na terra | 
| Satanás toma posse do corpo do Anticristo e  cura-o de uma ferida mortal | 
| Grande Tribulação ( 7 anos ) | 
| Segunda  Vinda do Senhor Jesus | 
| Jesus vence a besta e o falso profeta | 
| Satanás  é preso por mil anos | 
| Reino Milenar de Cristo | 
| Satanás é jogado  no lago de fogo e enxofre | 
| Juízo Final | 
| Eternidade |